quarta-feira, 29 de julho de 2009

Transtorno Bipolar


O Transtorno Bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de humor, sendo que ora a pessoa fica eufórica, ora deprimida, intercalando com períodos de normalidade. Apesar de transtorno bipolar do humor nem sempre ser facilmente identificado.

No transtorno bipolar: Aumento de energia e disposição; Humor eufórico; Irritabilidade, impaciência, "pavio curto"; Distração; Exaltação; Pensamento acelerado, tagarelice; Insônia; Otimismo exagerado, aumento da auto-estima; Gastos excessivos; Falta de senso crítico;
Em casos mais graves pode ocorrer: Delírios e alucinações; Abuso de álcool ou drogas;· Idéias de suicídio; Desinibição exagerada; Comportamentos inadequados.

Na depressão: Desânimo, cansaço mental; Dificuldade de concentração, esquecimento; Isolamento social e familiar; Apatia, desmotivação; Sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio; Pessimismo, idéias de culpa; Baixa auto-estima; Alteração do apetite; Redução da libido; Aumento do sono;
Em casos mais graves pode ocorrer: Dores e problemas físicos como, cefaléia, sintomas gastrintestinais, dores pelo corpo e pressão no peito; Idéias suicidas.

Desde que tudo isso começou passei por diversas fases, inicialmente além da depressão tive síndrome do pânico, em seguida, desenvolvi a agorofobia (medo de gente) e agora o transtorno bipolar.
E isso tudo parece não ter fim, mesmo acompanhada por bons médicos, mesmo tendo o apóio da família e dos amigos, mesmo tendo o apóio da fé... nas horas de crise, nada faz sentido, tudo se transforma em um grande vazio e a sensação de que nada vale a pena é muito maior e mais forte.

Nenhum comentário: